O Projeto Educativo de Escola (P.E.E.) é um instrumento de orientação
destinado a assegurar a coerência e a unidade de ação educativa do estabelecimento
de ensino, permitindo a delegação de responsabilidades e favorecendo a
implicação dos diversos participantes.
O Projeto Educativo do nosso infantário, com o tema “Vamos (re)inventar o Mundo”, tem a sua dimensão
prática ao ser desenvolvido pelos vários Projetos Curriculares da
sala, propostos anualmente por cada sala da valência de Creche e Jardim de
Infância, projetos que complementam as áreas educativas transversais da nossa
instituição, nomeadamente, o Inglês, o programa Eco-Escolas, a Educação Física e Motora, a
Educação Musical e Dramática, a Iniciação à Informática e a Promoção da Leitura
(em articulação com o Plano Regional de Leitura), o Ateliê das Profissões, o
Ateliê das Viagens e a Educação para a Solidariedade e Poupança.
A temática central do nosso Projeto
- “Vamos (re)inventar o Mundo” - assenta numa vertente virada para os valores
socio-afetivos e culturais. É necessário que o Infantário apoie os pais no
desenvolvimento destas competências, por isso, “vamos reinventar o mundo” e
abordar os valores que se estão progressivamente a diluir na sociedade
contemporânea, através de estratégias educativas globalizantes, que incluam
todas as áreas de intervenção na educação.
Cada sala vai desenvolver o seu Projeto Pedagógico, tendo em conta as
características individuais e globais do seu grupo de crianças.
Preconizando que todo o ser humano se desenvolve num processo de interação
social, importa salientar que os projetos de cada sala são realizados
tendo em conta três grandes áreas de conteúdo:
Área de Formação Pessoal e Social;
Área de Expressão e Comunicação;
Área de Conhecimento do Mundo.
“Para que uma obra surja, é necessário um projeto; o
projeto parte do presente, mas é uma condição de futuro; para que ele se
realize é necessário um ato de vontade.”
Adaptado de Agostinho da Silva
A NOSSA
VISÃO
“Queremos
crianças felizes.”
“Ser
Educador é ser poeta do amor.” (Augusto Cury)
Pretendemos
ser um estabelecimento de ensino de referência na zona onde estamos integrados,
que se destaca pela qualidade, inovação, iniciativa e capacidade de
intervenção; trabalhamos para formar futuros cidadãos dotados das melhores
qualidades, conscientes e felizes, preparados para formar uma sociedade mais
harmoniosa, justa e democrática.
A NOSSA MISSÃO
Pretende-se
apostar em cumprir a missão de dotar todas as crianças das competências
necessárias para um desenvolvimento pleno como cidadãos integrados na sociedade,
contribuindo deste modo para o enriquecimento científico, social e cultural do
mundo em que vivemos. Vemo-nos como uma escola que promove a igualdade de
oportunidades num ambiente de democracia e de cidadania.
Com
o Projeto Educativo, pretendemos incutir nas nossas crianças os valores:
·
do esforço, como forma de vencer as dificuldades;
· da criatividade e inovação, como
forma de enfrentar o futuro em mudança;
· da aceitação, da diferença, como
forma de enriquecimento pessoal, profissional e social, construindo dia após
dia uma escola inclusiva;
· de respeito, tolerância e
solidariedade, como forma de promover o bem-estar comum.
A
par do desenvolvimento das competências das crianças, a nossa instituição
promove a partilha dos afetos necessários à conquista da confiança e da coragem
para a criança lidar com a difícil tarefa que é crescer.
Os
afetos centram-se na empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro - e
no altruísmo – capacidade de superar-se em prol do bem-estar de outrem. Este
deslocalizar do Eu permite abrir horizontes na gestão das relações pessoais e
sociais, dando sentido à responsabilidade de todos contribuírem para o
bem-comum.
OBJETIVOS GERAIS
DO PROJETO EDUCATIVO
O
presente projeto educativo tem como princípios gerais:
-
Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas
caraterísticas individuais, incutindo comportamentos que favoreçam
aprendizagens significativas e diversificadas;
-
Proporcionar à criança condições de bem-estar e de segurança;
-Incentivar
a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de
efetiva colaboração com a comunidade;
-
Promover o gosto pela leitura e o correto manuseamento dos livros;
-
Desenvolver a capacidade de atenção, observação e memorização;
-
Explorar e brincar com a linguagem;
-
Identificar e numerar objetos do quotidiano;
-
Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização da linguagem;
-
Comunicar através de técnicas e linguagens diversas, quer em língua materna,
quer na língua inglesa;
-
Respeitar e fazer respeitar o trabalho dos outros;
-
Promover o trabalho em equipa;
-
Proporcionar a aprendizagem básica de boas maneiras, aquisição de noções de
direitos e deveres, desenvolvendo o espírito de cooperação;
-
Dar a conhecer as tradições da comunidade em que se insere e as suas
festividades;
-
Consciencializar para as principais épocas festivas;
-
Desenvolver as expressões musical, dramática, dança, teatro, física e motora;
-
Sensibilizar as crianças para a defesa do ambiente e preservação da natureza e
do património, para o gosto pela atividade física e para uma alimentação
saudável;
-
Desenvolver a consciência ambiental;
-
Desenvolver iniciativas enquadradas num Plano de Ação Ambiental, que permitam
um aumento do nível de conhecimentos na área da educação ambiental e a reflexão
acerca dos comportamentos para com o meio ambiente, da parte de crianças e
restante comunidade escolar;
-
Melhorar progressivamente a qualidade do ambiente escolar e circundante,
através da implementação anual do Programa Eco-Escolas;
-
Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências
de vida numa perspetiva de educação para a cidadania;
-
Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo
a melhor orientação e encaminhamento da criança;
-
Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso ao infantário e para o
sucesso da aprendizagem.