quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O NOSSO PROJETO EDUCATIVO



O Projeto Educativo de Escola (P.E.E.) é um instrumento de orientação destinado a assegurar a coerência e a unidade de ação educativa do estabelecimento de ensino, permitindo a delegação de responsabilidades e favorecendo a implicação dos diversos participantes.

O Projeto Educativo do nosso infantário, com o tema “Vamos (re)inventar o Mundo”, tem a sua dimensão prática ao ser desenvolvido pelos vários Projetos Curriculares da sala, propostos anualmente por cada sala da valência de Creche e Jardim de Infância, projetos que complementam as áreas educativas transversais da nossa instituição, nomeadamente, o Inglês, o programa Eco-Escolas, a Educação Física e Motora, a Educação Musical e Dramática, a Iniciação à Informática e a Promoção da Leitura (em articulação com o Plano Regional de Leitura), o Ateliê das Profissões, o Ateliê das Viagens e a Educação para a Solidariedade e Poupança.

A temática central do nosso Projeto - “Vamos (re)inventar o Mundo” - assenta numa vertente virada para os valores socio-afetivos e culturais. É necessário que o Infantário apoie os pais no desenvolvimento destas competências, por isso, “vamos reinventar o mundo” e abordar os valores que se estão progressivamente a diluir na sociedade contemporânea, através de estratégias educativas globalizantes, que incluam todas as áreas de intervenção na educação.

Cada sala vai desenvolver o seu Projeto Pedagógico, tendo em conta as características individuais e globais do seu grupo de crianças.

Preconizando que todo o ser humano se desenvolve num processo de interação social, importa salientar que os projetos de cada sala são realizados tendo em conta três grandes áreas de conteúdo:
Área de Formação Pessoal e Social;
Área de Expressão e Comunicação;
Área de Conhecimento do Mundo.
  


 “Para que uma obra surja, é necessário um projeto; o projeto parte do presente, mas é uma condição de futuro; para que ele se realize é necessário um ato de vontade.”
Adaptado de Agostinho da Silva


A NOSSA VISÃO
“Queremos crianças felizes.”
“Ser Educador é ser poeta do amor.” (Augusto Cury)

Pretendemos ser um estabelecimento de ensino de referência na zona onde estamos integrados, que se destaca pela qualidade, inovação, iniciativa e capacidade de intervenção; trabalhamos para formar futuros cidadãos dotados das melhores qualidades, conscientes e felizes, preparados para formar uma sociedade mais harmoniosa, justa e democrática.


A NOSSA MISSÃO

Pretende-se apostar em cumprir a missão de dotar todas as crianças das competências necessárias para um desenvolvimento pleno como cidadãos integrados na sociedade, contribuindo deste modo para o enriquecimento científico, social e cultural do mundo em que vivemos. Vemo-nos como uma escola que promove a igualdade de oportunidades num ambiente de democracia e de cidadania.
Com o Projeto Educativo, pretendemos incutir nas nossas crianças os valores:
·  do esforço, como forma de vencer as dificuldades;
· da criatividade e inovação, como forma de enfrentar o futuro em mudança;
· da aceitação, da diferença, como forma de enriquecimento pessoal, profissional e social, construindo dia após dia uma escola inclusiva;
· de respeito, tolerância e solidariedade, como forma de promover o bem-estar comum.

A par do desenvolvimento das competências das crianças, a nossa instituição promove a partilha dos afetos necessários à conquista da confiança e da coragem para a criança lidar com a difícil tarefa que é crescer.
Os afetos centram-se na empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro - e no altruísmo – capacidade de superar-se em prol do bem-estar de outrem. Este deslocalizar do Eu permite abrir horizontes na gestão das relações pessoais e sociais, dando sentido à responsabilidade de todos contribuírem para o bem-comum.

OBJETIVOS GERAIS DO PROJETO EDUCATIVO

O presente projeto educativo tem como princípios gerais:
- Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas caraterísticas individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
- Proporcionar à criança condições de bem-estar e de segurança;
-Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade;
- Promover o gosto pela leitura e o correto manuseamento dos livros;
- Desenvolver a capacidade de atenção, observação e memorização;
- Explorar e brincar com a linguagem;
- Identificar e numerar objetos do quotidiano;
- Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização da linguagem;
- Comunicar através de técnicas e linguagens diversas, quer em língua materna, quer na língua inglesa;
- Respeitar e fazer respeitar o trabalho dos outros;
- Promover o trabalho em equipa;
- Proporcionar a aprendizagem básica de boas maneiras, aquisição de noções de direitos e deveres, desenvolvendo o espírito de cooperação;
- Dar a conhecer as tradições da comunidade em que se insere e as suas festividades;
- Consciencializar para as principais épocas festivas;
- Desenvolver as expressões musical, dramática, dança, teatro, física e motora;
- Sensibilizar as crianças para a defesa do ambiente e preservação da natureza e do património, para o gosto pela atividade física e para uma alimentação saudável;
- Desenvolver a consciência ambiental;
- Desenvolver iniciativas enquadradas num Plano de Ação Ambiental, que permitam um aumento do nível de conhecimentos na área da educação ambiental e a reflexão acerca dos comportamentos para com o meio ambiente, da parte de crianças e restante comunidade escolar;
- Melhorar progressivamente a qualidade do ambiente escolar e circundante, através da implementação anual do Programa Eco-Escolas;
- Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida numa perspetiva de educação para a cidadania;
- Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e precocidades, promovendo a melhor orientação e encaminhamento da criança;


- Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso ao infantário e para o sucesso da aprendizagem.