QUADRIÉNIO 2023-2027
(VERSÃO RESUMIDA)
I. ENQUADRAMENTO
III – IDENTIDADE
3.1. VISÃO
"O corpo de uma criança é um espaço infinito onde cabem
todos os universos. Quanto mais ricos forem esses universos, maiores serão os
voos da borboleta, maior será o fascínio, maior será o número de melodias que
saberá tocar, maior será a possibilidade de amar, maior será a
felicidade." (Alves, 2003, p. 69)
Pretendemos ser uma instituição de referência, que se
destaca pela qualidade, inovação, iniciativa, criatividade e capacidade de
intervenção. Empenhamo-nos na formação de futuros cidadãos possuidores das mais
valiosas características, felizes e conscientes, capazes de contribuir para uma
sociedade mais inclusiva, justa, solidária e democrática.
3.2. MISSÃO
IV - PRINCÍPIOS ORIENTADORES
De acordo com estes princípios, as educadoras podem
oferecer experiências educativas enriquecedoras e inclusivas através das artes,
a sua criatividade e aprendizagem significativa. 4.2.OBJETIVOS GERAIS Este
projeto abarca um conjunto de objetivos gerais estabelecidos de forma a
promover o desenvolvimento holístico e harmonioso da criança, tendo em
consideração as diferentes áreas de conteúdo da Orientações Curriculares
para a Educação Pré-Escolar. Estes objetivos têm o intuito de atender
às necessidades emocionais, físicas, sociais, cognitivas e motoras das crianças
na Educação de Infância e abarcam as seguintes áreas de conteúdo: área de
Formação Pessoal e Social, área de Expressão e Comunicação e área de
Conhecimento do Mundo. Deste modo, destacam-se os seguintes objetivos gerais
para o presente PE:
1. Desenvolvimento Físico · Incentivar
o desenvolvimento motor, promovendo a coordenação motora grossa e fina; · Potenciar a saúde e o
bem-estar físico das crianças, através de atividades físicas adequadas à
idade.
2. Desenvolvimento Cognitivo e Linguístico · Promover a criatividade,
a curiosidade e o pensamento crítico das crianças; ·
Estimular o desenvolvimento da linguagem, de vocabulário e de habilidades de
comunicação.
3. Desenvolvimento Socioafetivo ·
Estimular o desenvolvimento emocional, auxiliando as crianças a reconhecer e
exprimir as suas emoções de forma saudável. ·
Promover a socialização e o desenvolvimento de habilidades sociais, como
empatia, cooperação e resolução de conflitos; ·
Estimular a autoestima, o autoconhecimento e a autonomia das crianças. · Promover um ambiente
seguro, afetivo e acolhedor que potencie o vínculo e as relações
afetivas entre as crianças e os adultos;
4. Desenvolvimento da consciência artística e
cultural ·
Estimular a expressão criativa, através de atividades artísticas, como a
pintura, a música, a dança e o teatro; ·
Estabelecer contacto com diferentes manifestações culturais, fomentando o
interesse e respeito pela diversidade. 5. Desenvolvimento da consciência ética
e moral. ·
Incutir valores éticos, como o respeito, a tolerância, a solidariedade e a
responsabilidade; ·
Fomentar o desenvolvimento de uma consciência ética e moral, encaminhando as
crianças a tomar decisões éticas e justas. ·
Desenvolver uma consciência ambiental promotora de práticas sustentáveis e de
respeito pelo meio ambiente.
[...]
VI - TEMA AGLUTINADOR: "BRINC' ARTE"
“Brinc’Arte” é um projeto educativo que visa aliar a Educação às Artes através da Brincadeira. O título "Brinc'Arte" é uma combinação das palavras "brincar" e "arte", uma vez que o presente PE une a diversão e criatividade do ato de brincar com a expressão e aprendizagem artísticas. Essa escolha de título sugere que o projeto tem como objetivo ensinar ou desenvolver habilidades através de atividades lúdicas e artísticas, promovendo o desenvolvimento criativo das crianças de uma forma divertida e envolvente. Irá englobar atividades como teatro, pintura, dança, música, artesanato, cinema e artes circenses, onde as crianças serão incentivadas a explorar sua criatividade, enquanto aprendem de forma prazerosa sobre a multiculturalidade do mundo.
A arte é uma área do conhecimento onde o lúdico se faz
presente de forma intrínseca. Unir a arte, educação e o brincar/jogar em um
processo de dialogicidade pode imprimir prazer ao quotidiano escolar. Arte e
educação, jogo e brincadeira são estratégias que podem potencializar a
conquista da autonomia e da criatividade perante os fenómenos sociais. O jogo,
o lúdico e o fazer artístico podem ser o diferencial para o sucesso de todas as
aprendizagens, considerando não apenas os conhecimentos conceituais como também
os procedimentos e as atitudes, em todas as etapas da educação infantil e
também nas aprendizagens não formais, realizadas na interação com o mundo e com
as pessoas. São também categorias que podem contribuir para o desenvolvimento
da afetividade e para os processos de socialização. O lúdico na educação não
pode ser considerado, de forma nenhuma, como uma prática não séria ou de
pouca relevância.
6.1. PRIORIDADES POR ANO LETIVO
Ano
letivo 2023-2024:
“Artesanato
Intercultural”
O artesanato surge como uma necessidade, na história do ser
humano, em produzir bens de primeira necessidade e uso diário através do
trabalho manual com a matéria prima proveniente do meio local, à qual se
associou a expressão criativa dos seus artesãos. Podemos dizer que o artesanato
é uma forma de representação/expressão de diferentes culturas através da
criatividade e manuseamento de diversos materiais.
Importa proporcionar às crianças um gradual conhecimento e
apropriação de instrumentos e técnicas artísticas de diversas culturas,
promovendo a competência de expressão espontânea e desenvolvendo a
criatividade, imaginação, sentido estético e apreciativo de diferentes
manifestações artísticas e culturais.
A sustentabilidade, tema fulcral no mundo atual, conduziu ao
nascimento do conceito de “artesanato sustentável”, que consiste na reciclagem
para efeitos de produção dos objetos artesanais. A reutilização de materiais
reutilizáveis, à qual se dá novo significado, permite às crianças começarem a
entender que a arte e a sustentabilidade da vida são indissociáveis.
Importa referir ainda que o motivo pela qual optámos por
este tema está relacionado com o mundo inclusivo em que vivemos hoje e com a
importância de dar a conhecer e trabalhar, precocemente, a diversidade cultural
e a diferença, num objetivo de criar cidadãos responsáveis por uma sociedade
mais justa e equitativa, através do reconhecimento e valorização da sua
diferença.
Ano
letivo 2024-2025:
“Música,
Ritmo e Movimento”
A música está presente desde muito cedo na vida das crianças
e possui um efeito muito benéfico enquanto ferramenta educacional, contribuindo
para o processo de aprendizagem de forma global. Desde o nascimento que a
criança tem necessidade de desenvolver o senso de ritmo, pois o mundo que a
rodeia expressa uma imensidão de ritmos, como os pingos da chuva, a voz das
pessoas, o voo dos pássaros, os ponteiros do relógio, as batidas do coração,
entre muitos outros. A exploração da música interliga a audição, interpretação
e criação e, de uma forma transversal. Paralelamente, a exploração das letras
das músicas permite o desenvolvimento precoce da linguagem.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento,
que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o
desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de
ouvir música, da imaginação, memória, concentração, da socialização e
afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de
movimento.
Durante este ano (2024-2025) pretendemos promover a
abordagem à música, interligando-a ao lúdico e ao brincar, integrando-a nas
vivências e rotinas de sala, incluindo-a nas horas do conto, construindo
brinquedos musicais, fazendo jogos de rodas cantadas, coreografias, trazendo
grupos de folclore ao espaço escolar, de modo a valorizar a
expressão/desenvolvimento artística do corpo humano.
Ano
letivo 2025-2026:
“Artes
Plásticas: Pintura, Escultura e Cerâmica”
A Pintura assume um papel de destaque nas artes plásticas,
dado o seu papel significativo no desenvolvimento cognitivo, motor e
sócio-emocional. As crianças constroem a sua autoestima quando lhes é dada a
oportunidade de expressar o que estão a sentir e a pensar e sentem uma
satisfação emocional quando são envolvidas em criações artísticas,
especialmente quando lhes é dada autonomia e poder de decisão sobre os
instrumentos e cores a utilizar. A pintura, promove também o desenvolvimento da
motricidade fina, ou seja, da capacidade de manipulação de pequenos
instrumentos e objetos, aumentando o grau de destreza, precisão e
complexificação dos movimentos.
Paralelamente, as Artes Escultórica e Cerâmica dão a
possibilidade às crianças de criar peças, apreciar e dialogar sobre as suas
criações, sendo progressivamente mais capazes de identificar cores, formas,
linhas, tons, proporções, entre outros. A Arte é, pois, o alicerce do
desenvolvimento da expressividade, sentido estético e crítico das crianças.
“Arte dramática, cinematográfica e circense”
O gesto, a palavra, a movimentação do corpo, as expressões
faciais e outras, são formas de expressão e comunicação da criança. Importa,
desde muito cedo, envolvê-las em situações intencionais de representação
dramática, ou seja, conduzi-las à exploração de situações reais ou imaginárias,
à dramatização de histórias conhecidas ou inventadas, a desempenharem papéis, a
construírem personagens, a construírem narrativas através de um objeto (boneco,
marioneta), entre outras, para que as mesmas possam apropriar-se
progressivamente de elementos da linguagem teatral.
Estas expressões artísticas são fundamentais para um
desenvolvimento emocional e social da criança, na descoberta de si, do seu
corpo e do mundo, no desenvolvimento do imaginário e a criatividade, no
alargamento de formas de comunicação verbal e não verbal, na expressão de
emoções como a alegria, a tristeza, a surpresa, entre outros e, na apropriação
e gestão dos conflitos interiores da criança.
[...]
VII - ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS E RESPETIVOS PROJETOS
7.1. EDUCAÇÃO MULTICULTURAL
Atualmente vivemos numa sociedade multicultural, que se
espelha nas nossas escolas, uma vez que, num mesmo grupo de crianças, existem
diferentes nacionalidades ou descendentes de pais de nacionalidades distintas.
Como tal, o sistema educativo também sofre as suas transformações, de forma a
adaptar-se a esta nova realidade. Segundo Hall (2003) a multiculturalidade é
qualificativa e “descreve as características sociais e os problemas de
governabilidade apresentados por qualquer sociedade na qual diferentes comunidades
culturais convivem e tentam construir uma vida em comum, ao mesmo tempo em que
retêm algo de sua identidade original” (p.52). O principal foco da
multiculturalidade é preservar as características singulares de cada criança ou
grupo e promover a convivência e o respeito entre várias culturas assegurando
assim a equidade necessária ao sucesso educativo de todos Neste
sentido, o nosso infantário oferece a opção pela atividade socioeducativa "Iniciação
ao Inglês", que surge como forma a incutir nas crianças, desde
cedo, o gosto por aprender uma nova língua e conhecer/compreender uma cultura
diferente da sua. O infantário disponibiliza ainda o "Ateliê das
Viagens" e o "Ateliê das Profissões", que
têm como principal objetivo promover o conhecimento de outras vivências e
culturas. Estes ateliês são desenvolvidos anualmente por diferentes educadoras
e pretendem influenciar positivamente, a forma como as crianças veem o mundo
que as rodeia.
7.2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL
“A Educação Ambiental pretende incentivar os alunos a
conhecer o que implica o conceito de sustentabilidade associado a uma
responsabilidade intergeracional. Promove ainda a reflexão sobre as alterações
climáticas, proteção da biodiversidade e proteção do território e da paisagem”
(EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA, 2023).
O projeto "Horta Pedagógica" tem
como principal objetivo a aproximação das crianças à natureza de forma mais
interativa e realista, promovendo uma maior consciencialização ecológica. De
igual forma, o programa "Eco-Escolas" surge como
ferramenta para incutir à comunidade educativa uma maior consciência e
preocupação com os problemas ambientais, muito presentes nos dias de hoje.
Neste sentido pretende-se desenvolver conhecimentos e atitudes ativas, numa
procura de resolução dos problemas existentes. A participação nestes projetos
constitui um elemento importante na educação das crianças, pois visa a criação
de cidadãos mais ativos e responsáveis e cientes do papel que a sociedade pode
ter na proteção do meio-ambiente.
7.3. EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
A Organização Mundial de Saúde (OMS, 1998) define “Educação
para a Saúde” como “qualquer combinação de experiências de aprendizagem que
tenham por objetivo ajudar os indivíduos e as comunidades a melhorar a sua
saúde, através do aumento dos conhecimentos ou influenciando as suas atitudes”.
Neste sentido, é objetivo do nosso infantário fomentar hábitos ou
comportamentos saudáveis, que influenciam a vida e a saúde das nossas crianças,
e consequentemente, a saúde da comunidade educativa. Para isso, dinamizamos
a "Semana da Saúde" com a colaboração de
parceiros da comunidade, como “Alberto Oculista”, “Farmácia do Caniço”,
psicólogos, dentistas, nutricionistas, entre outros. A Expressão Motora e o
Gymboree surgem como atividades socioeducativas fundamentais para desenvolver o
movimento orientado do corpo, novas habilidades motoras, estímulo sensorial,
socialização e fortalecimento de vínculo entre educadores e crianças.
7.4. EDUCAÇÃO LITERÁRIA
Desde muito cedo, as crianças manifestam interesse pela
leitura de histórias. Esta prática contém inúmeros benefícios no seu
desenvolvimento, a nível emocional, social e cognitivo. As histórias têm a
capacidade de trabalhar problemas característicos da infância como o medo,
inveja, carinho, amor, curiosidade, dor, perda, entre outros. Paralelamente,
desenvolvem nas crianças uma atitude crítica/reflexiva sobre os conceitos de
Bem/Mal. É através da leitura de histórias que a criança compreende situações da
vida quotidiana. Ao contar/ler ou ouvir histórias, os seus intervenientes
(adulto e criança) poderão criar laços afetivos, partilhar momentos
significativos, desenvolver a imaginação, a linguagem e diversos conteúdos
ditos como escolares, sejam estes matemáticos, ecológicos, geográficos ou
outros. Deste modo, é importante promover o hábito da leitura, mostrando à
criança que a leitura é um ato de prazer, que contribui para a sua
aprendizagem, como também, para o futuro como adulto ativo, instruído e astuto.
“O contacto com a escrita tem como instrumento fundamental o livro. É através
dos livros que as crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a
sensibilidade estética. As histórias lidas ou contadas pelo/a educador/a,
recontadas e inventadas pelas crianças, de memória ou a partir de imagens, são
um meio de abordar o texto narrativo que, para além de outras formas de
exploração, noutros domínios de expressão, suscita o desejo de aprender a ler”.
(Silva, Marques, Mata, & Rosa, 2016, p. 66). Assim, pretende-se continuar a
promover boas práticas de leitura com o "Plano Regional de
Leitura", através de atividades de biblioteca e atividades de
sala. A biblioteca permitirá a todas as crianças a partilha de livros, que
todas as semanas levam para casa na "Bolsa Vai-Vem" (atividade
proposta pelo PNL da DGE), criando novos e positivos hábitos de leitura, que
irão certamente envolver afetivamente as crianças e as suas famílias.
7.5. EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA INTERGERACIONAL, SOLIDÁRIA
E SEGURA
Desenvolver a cidadania intergeracional envolve a
promoção de uma convivência mais harmoniosa e colaborativa entre diferentes
gerações, reconhecendo e valorizando as contribuições únicas de cada uma. Neste
sentido, o nosso infantário promove o encontro de gerações através da
colaboração dos nossos parceiros comunitários, como os lares de idosos e
organiza eventos que reúnam pessoas de diferentes idades, como a festa "Dia
da Família", em que são os avós das crianças os verdadeiros
protagonistas. No sentido de promover uma cidadania solidária, as crianças e
suas famílias são envolvidas em diversas atividades de voluntariado, colaborando
com os nossos parceiros (Loja Solidária, Câmara Municipal, Associações de
Proteção do Animal, etc.) para o bem-estar comunitário. Ao participar de
iniciativas solidárias, as crianças e suas famílias aprendem a se colocar no
lugar do outro, desenvolvendo empatia, compaixão e um sentido de justiça
social. Além disso, compreendem melhor seu papel na comunidade e se tornam
cidadãos mais conscientes, preparados para contribuir positivamente para a
sociedade. Esta é, sem dúvida, uma abordagem poderosa para a formação integral
de todos – pessoal docente, não docente, crianças e famílias - contribuindo
para o desenvolvimento de um mundo mais coeso, colaborativo, justo e solidário.
A educação para a Segurança Rodoviária “visa o desenvolvimento de uma cultura
de prevenção e de segurança rodoviárias por parte dos cidadãos, crianças,
jovens e adultos, de modo a promover a sua integração segura no ambiente
rodoviário.” (EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA, 2023). Neste sentido, o nosso
infantário, em colaboração com os nossos parceiros da Escola Segura,
proporciona às crianças uma reflexão sobre comportamentos seguros e
responsáveis na via pública, treinando atitudes de respeito pelas normas e
sinais de trânsito, para garantir uma circulação mais eficiente e segura das
crianças e suas famílias na via pública. Paralelamente a temática da Segurança
Rodoviária é também explorada através de jogos e brincadeiras em contexto
informal, noutros momentos do ano letivo.
O Projeto Educativo, em versão impressa, encontra-se disponível para consulta, no balcão da Receção do nosso infantário.