quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016


PROJETO EDUCATIVO DO INFANTÁRIO "O PRINCIPEZINHO"


QUADRIÉNIO 2023-2027

(VERSÃO RESUMIDA)

“Para que uma obra surja, é necessário um projeto; o projeto parte do presente, mas é uma condição de futuro; para que ele se realize é necessário um ato de vontade.”
Adaptado de Agostinho da Silva

 

I. ENQUADRAMENTO 

 O Projeto Educativo é “o documento que consagra a orientação educativa da escola, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de quatro anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo as quais a escola se propõe cumprir a função educativa” (Decreto Legislativo Regional n.º 21/2006/M, artigo 3.º, ponto 2, alínea a). O Projeto Educativo, como instrumento fundamental da dinâmica escolar, requer a mobilização de professores, alunos, pais e encarregados de educação, pessoal não docente, instituições da comunidade envolvente, da autarquia de Santa Cruz e da Secretaria Regional de Educação a fim de, em conjugação de esforços, se conseguirem os recursos necessários para se atingir a qualidade educativa pretendida. Este Projeto Educativo visa encontrar e dar uma orientação pedagógica comum ao infantário, facilitando e uniformizando o trabalho com toda a comunidade educativa, promovendo igualmente a abertura com a restante comunidade envolvente. Assim, possibilita a definição de estratégias sustentadas que permitam operacionalizar de uma forma otimizada, todas as ações implementadas pela comunidade educativa, servindo ainda de base para a construção dos Projetos Curriculares de Grupo, das Planificações Mensais e do Plano Anual de Atividades.

 

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  III – IDENTIDADE  

3.1. VISÃO 

"O corpo de uma criança é um espaço infinito onde cabem todos os universos. Quanto mais ricos forem esses universos, maiores serão os voos da borboleta, maior será o fascínio, maior será o número de melodias que saberá tocar, maior será a possibilidade de amar, maior será a felicidade." (Alves, 2003, p. 69) 

 

 Pretendemos ser uma instituição de referência, que se destaca pela qualidade, inovação, iniciativa, criatividade e capacidade de intervenção. Empenhamo-nos na formação de futuros cidadãos possuidores das mais valiosas características, felizes e conscientes, capazes de contribuir para uma sociedade mais inclusiva, justa, solidária e democrática. 

 

3.2. MISSÃO 

 A nossa missão consiste em garantir que as crianças aqui sejam felizes, proporcionando- lhes um ambiente seguro, acolhedor e promotor da igualdade de oportunidades, permitindo-lhes, assim, potenciar as suas capacidades, tornando-as em indivíduos únicos, competentes e autónomos. Além disso, abraçamos o compromisso de estimular nas crianças os valores necessários para um desenvolvimento completo como cidadãos plenamente integrados na sociedade, que venham a contribuir para um futuro enriquecimento cívico, cultural e científico da sociedade em que vivemos. Com o Projeto Educativo, pretendemos incutir nas nossas crianças os valores: o do esforço, como forma de vencer as dificuldades; o da criatividade e inovação, como forma de enfrentar o futuro em mudança; o da aceitação da diferença, como forma de inclusão escolar e social; o de respeito, tolerância e solidariedade, como forma de promover o bem-estar comum. A par do desenvolvimento das competências das crianças, a nossa instituição promove a partilha dos afetos, necessária à conquista da confiança e da coragem para a criança lidar com a difícil tarefa que é crescer. Os laços afetivos são a base necessária ao desenvolvimento de uma mente equilibrada, estruturada e sã. O nosso infantário abraça este princípio como um pilar fundamental e imprescindível a todos os elementos que compõem a sua organização  

 

  IV - PRINCÍPIOS ORIENTADORES 

 A temática dominante no Projeto Educativo do nosso infantário elaborado para o quadriénio 2023-2027 é “Brinc’Arte: a educação através das Artes”. Esta temática desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças. Por meio de atividades artísticas, como pintura, música, dança, artesanato, cinema e teatro, as crianças são encorajadas a explorar sua criatividade, expressar emoções e desenvolver habilidades motoras finas. As artes oferecem um meio lúdico e envolvente para a aprendizagem, incentivando a curiosidade e a imaginação. Além disso, proporcionam um espaço seguro para a experimentação, onde as crianças podem se sentir livres para cometer erros e aprender com eles, reforçando assim sua autoconfiança e resiliência. Este tipo de abordagem pedagógica também promove o desenvolvimento social, pois atividades coletivas ensinam cooperação, empatia e comunicação efetiva. Ao integrar as artes no currículo das valências creche e jardim de infância, estamos não apenas enriquecendo o processo educativo, mas também cultivando futuros cidadãos mais sensíveis e culturalmente conscientes. As experiências artísticas, portanto, tornam-se fundamentais para uma formação holística, potencializando habilidades que serão valiosas ao longo de suas vidas. Podem ser delineados alguns princípios orientadores da educação através da Arte: exploração criativa, a partir da qual as crianças experimentam livremente diferentes formas artísticas, materiais e técnicas, com recurso à sua criatividade; promoção de inclusão e diversidade, de forma a valorizar diferentes culturas e etnias; expressão individual, a partir da qual a criança transparece para os seus trabalhos, as suas ideias, interesses e forma de ser; apreciação e respeito pelas artes, ou seja, respeitar a individualidade de cada obra; promoção da aprendizagem cooperativa, em que as crianças juntam conhecimentos variados e trabalham-nos em conjunto; valorização do processo de criação, experimentando e explorando diversos materiais e técnicas; adaptação e flexibilidade, pois nem sempre cada obra poderá ser de determinada forma, pode-se concretizá-la de várias formas e mudá-las quando for necessário; exploração multissensorial; inovação e pensamento crítico, uma vez que a criança cria e questiona o porquê de ter feito de tal forma; promoção de autoestima, a partir da valorização das suas obras e esforço/conquistas, entre outras.  

 

  De acordo com estes princípios, as educadoras podem oferecer experiências educativas enriquecedoras e inclusivas através das artes, a sua criatividade e aprendizagem significativa. 4.2.OBJETIVOS GERAIS Este projeto abarca um conjunto de objetivos gerais estabelecidos de forma a promover o desenvolvimento holístico e harmonioso da criança, tendo em consideração as diferentes áreas de conteúdo da Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Estes objetivos têm o intuito de atender às necessidades emocionais, físicas, sociais, cognitivas e motoras das crianças na Educação de Infância e abarcam as seguintes áreas de conteúdo: área de Formação Pessoal e Social, área de Expressão e Comunicação e área de Conhecimento do Mundo. Deste modo, destacam-se os seguintes objetivos gerais para o presente PE: 

1. Desenvolvimento Físico · Incentivar o desenvolvimento motor, promovendo a coordenação motora grossa e fina; · Potenciar a saúde e o bem-estar físico das crianças, através de atividades físicas adequadas à idade. 

2. Desenvolvimento Cognitivo e Linguístico · Promover a criatividade, a curiosidade e o pensamento crítico das crianças; · Estimular o desenvolvimento da linguagem, de vocabulário e de habilidades de comunicação. 

3. Desenvolvimento Socioafetivo · Estimular o desenvolvimento emocional, auxiliando as crianças a reconhecer e exprimir as suas emoções de forma saudável. · Promover a socialização e o desenvolvimento de habilidades sociais, como empatia, cooperação e resolução de conflitos; · Estimular a autoestima, o autoconhecimento e a autonomia das crianças. · Promover um ambiente seguro, afetivo e acolhedor que potencie o vínculo e as relações afetivas entre as crianças e os adultos;   

  4. Desenvolvimento da consciência artística e cultural · Estimular a expressão criativa, através de atividades artísticas, como a pintura, a música, a dança e o teatro; · Estabelecer contacto com diferentes manifestações culturais, fomentando o interesse e respeito pela diversidade. 5. Desenvolvimento da consciência ética e moral. · Incutir valores éticos, como o respeito, a tolerância, a solidariedade e a responsabilidade; · Fomentar o desenvolvimento de uma consciência ética e moral, encaminhando as crianças a tomar decisões éticas e justas. · Desenvolver uma consciência ambiental promotora de práticas sustentáveis e de respeito pelo meio ambiente.  

 

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VI - TEMA AGLUTINADOR:  "BRINC' ARTE"

 “Brinc’Arte” é um projeto educativo que visa aliar a Educação às Artes através da Brincadeira. O título "Brinc'Arte" é uma combinação das palavras "brincar" e "arte", uma vez que o presente PE une a diversão e criatividade do ato de brincar com a expressão e aprendizagem artísticas. Essa escolha de título sugere que o projeto tem como objetivo ensinar ou desenvolver habilidades através de atividades lúdicas e artísticas, promovendo o desenvolvimento criativo das crianças de uma forma divertida e envolvente. Irá englobar atividades como teatro, pintura, dança, música, artesanato, cinema e artes circenses, onde as crianças serão incentivadas a explorar sua criatividade, enquanto aprendem de forma prazerosa sobre a multiculturalidade do mundo.

 

A arte é uma área do conhecimento onde o lúdico se faz presente de forma intrínseca. Unir a arte, educação e o brincar/jogar em um processo de dialogicidade pode imprimir prazer ao quotidiano escolar. Arte e educação, jogo e brincadeira são estratégias que podem potencializar a conquista da autonomia e da criatividade perante os fenómenos sociais. O jogo, o lúdico e o fazer artístico podem ser o diferencial para o sucesso de todas as aprendizagens, considerando não apenas os conhecimentos conceituais como também os procedimentos e as atitudes, em todas as etapas da educação infantil e também nas aprendizagens não formais, realizadas na interação com o mundo e com as pessoas. São também categorias que podem contribuir para o desenvolvimento da afetividade e para os processos de socialização. O lúdico na educação não pode ser considerado, de forma nenhuma,  como uma prática não séria ou de pouca relevância.

  

6.1. PRIORIDADES POR ANO LETIVO 

Ano letivo 2023-2024:

“Artesanato Intercultural”

O artesanato surge como uma necessidade, na história do ser humano, em produzir bens de primeira necessidade e uso diário através do trabalho manual com a matéria prima proveniente do meio local, à qual se associou a expressão criativa dos seus artesãos. Podemos dizer que o artesanato é uma forma de representação/expressão de diferentes culturas através da criatividade e manuseamento de diversos materiais.

Importa proporcionar às crianças um gradual conhecimento e apropriação de instrumentos e técnicas artísticas de diversas culturas, promovendo a competência de expressão espontânea e desenvolvendo a criatividade, imaginação, sentido estético e apreciativo de diferentes manifestações artísticas e culturais.

A sustentabilidade, tema fulcral no mundo atual, conduziu ao nascimento do conceito de “artesanato sustentável”, que consiste na reciclagem para efeitos de produção dos objetos artesanais. A reutilização de materiais reutilizáveis, à qual se dá novo significado, permite às crianças começarem a entender que a arte e a sustentabilidade da vida são indissociáveis.

Importa referir ainda que o motivo pela qual optámos por este tema está relacionado com o mundo inclusivo em que vivemos hoje e com a importância de dar a conhecer e trabalhar, precocemente, a diversidade cultural e a diferença, num objetivo de criar cidadãos responsáveis por uma sociedade mais justa e equitativa, através do reconhecimento e valorização da sua diferença.

 

Ano letivo 2024-2025:

“Música, Ritmo e Movimento”

A música está presente desde muito cedo na vida das crianças e possui um efeito muito benéfico enquanto ferramenta educacional, contribuindo para o processo de aprendizagem de forma global. Desde o nascimento que a criança tem necessidade de desenvolver o senso de ritmo, pois o mundo que a rodeia expressa uma imensidão de ritmos, como os pingos da chuva, a voz das pessoas, o voo dos pássaros, os ponteiros do relógio, as batidas do coração, entre muitos outros. A exploração da música interliga a audição, interpretação e criação e, de uma forma transversal. Paralelamente, a exploração das letras das músicas permite o desenvolvimento precoce da linguagem.

A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimento.

Durante este ano (2024-2025) pretendemos promover a abordagem à música, interligando-a ao lúdico e ao brincar, integrando-a nas vivências e rotinas de sala, incluindo-a nas horas do conto, construindo brinquedos musicais, fazendo jogos de rodas cantadas, coreografias, trazendo grupos de folclore ao espaço escolar, de modo a valorizar a expressão/desenvolvimento artística do corpo humano.

 

Ano letivo 2025-2026:

“Artes Plásticas: Pintura, Escultura e Cerâmica”

A Pintura assume um papel de destaque nas artes plásticas, dado o seu papel significativo no desenvolvimento cognitivo, motor e sócio-emocional. As crianças constroem a sua autoestima quando lhes é dada a oportunidade de expressar o que estão a sentir e a pensar e sentem uma satisfação emocional quando são envolvidas em criações artísticas, especialmente quando lhes é dada autonomia e poder de decisão sobre os instrumentos e cores a utilizar. A pintura, promove também o desenvolvimento da motricidade fina, ou seja, da capacidade de manipulação de pequenos instrumentos e objetos, aumentando o grau de destreza, precisão e complexificação dos movimentos.

Paralelamente, as Artes Escultórica e Cerâmica dão a possibilidade às crianças de criar peças, apreciar e dialogar sobre as suas criações, sendo progressivamente mais capazes de identificar cores, formas, linhas, tons, proporções, entre outros. A Arte é, pois, o alicerce do desenvolvimento da expressividade, sentido estético e crítico das crianças.

 

Ano letivo 2026-2027:

“Arte dramática, cinematográfica e circense” 

O gesto, a palavra, a movimentação do corpo, as expressões faciais e outras, são formas de expressão e comunicação da criança. Importa, desde muito cedo, envolvê-las em situações intencionais de representação dramática, ou seja, conduzi-las à exploração de situações reais ou imaginárias, à dramatização de histórias conhecidas ou inventadas, a desempenharem papéis, a construírem personagens, a construírem narrativas através de um objeto (boneco, marioneta), entre outras, para que as mesmas possam apropriar-se progressivamente de elementos da linguagem teatral.

Estas expressões artísticas são fundamentais para um desenvolvimento emocional e social da criança, na descoberta de si, do seu corpo e do mundo, no desenvolvimento do imaginário e a criatividade, no alargamento de formas de comunicação verbal e não verbal, na expressão de emoções como a alegria, a tristeza, a surpresa, entre outros e, na apropriação e gestão dos conflitos interiores da criança.

  

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VII -  ATIVIDADES SOCIOEDUCATIVAS E RESPETIVOS PROJETOS  

7.1. EDUCAÇÃO MULTICULTURAL 

Atualmente vivemos numa sociedade multicultural, que se espelha nas nossas escolas, uma vez que, num mesmo grupo de crianças, existem diferentes nacionalidades ou descendentes de pais de nacionalidades distintas. Como tal, o sistema educativo também sofre as suas transformações, de forma a adaptar-se a esta nova realidade. Segundo Hall (2003) a multiculturalidade é qualificativa e “descreve as características sociais e os problemas de governabilidade apresentados por qualquer sociedade na qual diferentes comunidades culturais convivem e tentam construir uma vida em comum, ao mesmo tempo em que retêm algo de sua identidade original” (p.52). O principal foco da multiculturalidade é preservar as características singulares de cada criança ou grupo e promover a convivência e o respeito entre várias culturas assegurando assim a equidade necessária ao sucesso educativo de todos   Neste sentido, o nosso infantário oferece a opção pela atividade socioeducativa "Iniciação ao Inglês", que surge como forma a incutir nas crianças, desde cedo, o gosto por aprender uma nova língua e conhecer/compreender uma cultura diferente da sua. O infantário disponibiliza ainda o "Ateliê das Viagens" e o "Ateliê das Profissões", que têm como principal objetivo promover o conhecimento de outras vivências e culturas. Estes ateliês são desenvolvidos anualmente por diferentes educadoras e pretendem influenciar positivamente, a forma como as crianças veem o mundo que as rodeia. 

 

7.2. EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

“A Educação Ambiental pretende incentivar os alunos a conhecer o que implica o conceito de sustentabilidade associado a uma responsabilidade intergeracional. Promove ainda a reflexão sobre as alterações climáticas, proteção da biodiversidade e proteção do território e da paisagem” (EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA, 2023). 

 

O projeto "Horta Pedagógica" tem como principal objetivo a aproximação das crianças à natureza de forma mais interativa e realista, promovendo uma maior consciencialização ecológica. De igual forma, o programa "Eco-Escolas" surge como ferramenta para incutir à comunidade educativa uma maior consciência e preocupação com os problemas ambientais, muito presentes nos dias de hoje. Neste sentido pretende-se desenvolver conhecimentos e atitudes ativas, numa procura de resolução dos problemas existentes. A participação nestes projetos constitui um elemento importante na educação das crianças, pois visa a criação de cidadãos mais ativos e responsáveis e cientes do papel que a sociedade pode ter na proteção do meio-ambiente. 

 

7.3. EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE  

A Organização Mundial de Saúde (OMS, 1998) define “Educação para a Saúde” como “qualquer combinação de experiências de aprendizagem que tenham por objetivo ajudar os indivíduos e as comunidades a melhorar a sua saúde, através do aumento dos conhecimentos ou influenciando as suas atitudes”. Neste sentido, é objetivo do nosso infantário fomentar hábitos ou comportamentos saudáveis, que influenciam a vida e a saúde das nossas crianças, e consequentemente, a saúde da comunidade educativa. Para isso, dinamizamos a "Semana da Saúde" com a  colaboração de parceiros da comunidade, como “Alberto Oculista”, “Farmácia do Caniço”, psicólogos, dentistas, nutricionistas, entre outros. A Expressão Motora e o Gymboree surgem como atividades socioeducativas fundamentais para desenvolver o movimento orientado do corpo, novas habilidades motoras, estímulo sensorial, socialização e fortalecimento de vínculo entre educadores e crianças. 

 

7.4. EDUCAÇÃO LITERÁRIA 

Desde muito cedo, as crianças manifestam interesse pela leitura de histórias. Esta prática contém inúmeros benefícios no seu desenvolvimento, a nível emocional, social e cognitivo. As histórias têm a capacidade de trabalhar problemas característicos da infância como o medo, inveja, carinho, amor, curiosidade, dor, perda, entre outros. Paralelamente, desenvolvem nas crianças uma atitude crítica/reflexiva sobre os conceitos de Bem/Mal. É através da leitura de histórias que a criança compreende situações da vida quotidiana. Ao contar/ler ou ouvir histórias, os seus intervenientes (adulto e criança) poderão criar laços afetivos, partilhar momentos significativos, desenvolver a imaginação, a linguagem e diversos conteúdos ditos como escolares, sejam estes matemáticos, ecológicos, geográficos ou outros. Deste modo, é importante promover o hábito da leitura, mostrando à criança que a leitura é um ato de prazer, que contribui para a sua aprendizagem, como também, para o futuro como adulto ativo, instruído e astuto. “O contacto com a escrita tem como instrumento fundamental o livro. É através dos livros que as crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética. As histórias lidas ou contadas pelo/a educador/a, recontadas e inventadas pelas crianças, de memória ou a partir de imagens, são um meio de abordar o texto narrativo que, para além de outras formas de exploração, noutros domínios de expressão, suscita o desejo de aprender a ler”. (Silva, Marques, Mata, & Rosa, 2016, p. 66). Assim, pretende-se continuar a promover boas práticas de leitura com o "Plano Regional de Leitura", através de atividades de biblioteca e atividades de sala. A biblioteca permitirá a todas as crianças a partilha de livros, que todas as semanas levam para casa na "Bolsa Vai-Vem" (atividade proposta pelo PNL da DGE), criando novos e positivos hábitos de leitura, que irão certamente envolver afetivamente as crianças e as suas famílias. 

 

7.5. EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA INTERGERACIONAL, SOLIDÁRIA E SEGURA

 Desenvolver a cidadania intergeracional envolve a promoção de uma convivência mais harmoniosa e colaborativa entre diferentes gerações, reconhecendo e valorizando as contribuições únicas de cada uma. Neste sentido, o nosso infantário promove o encontro de gerações através da colaboração dos nossos parceiros comunitários, como os lares de idosos e organiza eventos que reúnam pessoas de diferentes idades, como a festa "Dia da Família", em que são os avós das crianças os verdadeiros protagonistas. No sentido de promover uma cidadania solidária, as crianças e suas famílias são envolvidas em diversas atividades de voluntariado, colaborando com os nossos parceiros (Loja Solidária, Câmara Municipal, Associações de Proteção do Animal, etc.) para o bem-estar comunitário. Ao participar de iniciativas solidárias, as crianças e suas famílias aprendem a se colocar no lugar do outro, desenvolvendo empatia, compaixão e um sentido de justiça social. Além disso, compreendem melhor seu papel na comunidade e se tornam cidadãos mais conscientes, preparados para contribuir positivamente para a sociedade. Esta é, sem dúvida, uma abordagem poderosa para a formação integral de todos – pessoal docente, não docente, crianças e famílias - contribuindo para o desenvolvimento de um mundo mais coeso, colaborativo, justo e solidário. A educação para a Segurança Rodoviária “visa o desenvolvimento de uma cultura de prevenção e de segurança rodoviárias por parte dos cidadãos, crianças, jovens e adultos, de modo a promover a sua integração segura no ambiente rodoviário.” (EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA, 2023). Neste sentido, o nosso infantário, em colaboração com os nossos parceiros da Escola Segura, proporciona às crianças uma reflexão sobre comportamentos seguros e responsáveis na via pública, treinando atitudes de respeito pelas normas e sinais de trânsito, para garantir uma circulação mais eficiente e segura das crianças e suas famílias na via pública. Paralelamente a temática da Segurança Rodoviária é também explorada através de jogos e brincadeiras em contexto informal, noutros momentos do ano letivo.

O Projeto Educativo, em versão impressa, encontra-se disponível para consulta, no balcão da Receção do nosso infantário.